10 Dicas para melhorar suas pesquisas

dicas - manchete de uma lista

O que é uma boa pesquisa?

Uma boa pesquisa lhe fornece informações claras e acionáveis para suas decisões comerciais. As boas pesquisas têm taxas de resposta mais altas e dados de maior qualidade. Boas pesquisas são fáceis de preencher e não são confusas.

Seguindo estas regras básicas de boa pesquisa, você pode aumentar a taxa de resposta de sua pesquisa e melhorar a qualidade dos dados que você coleta:

1) Definir claramente o objetivo da pesquisa

Objetivos confusos levam a resultados confusos e a última coisa que você quer ter é um conjunto de resultados que não oferecem nenhum valor real para a tomada de decisões. Boas pesquisas têm objetivos focalizados que são facilmente compreendidos. Passar tempo adiantado para identificar objetivos, por escrito parece óbvio, mas temos visto muitas pesquisas onde alguns minutos de planejamento poderiam ter feito a diferença entre receber respostas de qualidade (respostas que são úteis como entradas para as decisões) ou dados não-interpretáveis.

O planejamento antecipado ajuda a garantir que a pesquisa faça as perguntas certas para atingir o objetivo e gerar dados úteis.

Qual é o objetivo desta pesquisa?

  • Por que você está criando esta pesquisa?
  • O que você espera conseguir com esta pesquisa?

Como você vai utilizar os dados que está coletando?

  • Que decisões você espera influenciar os resultados desta pesquisa? (Isto o ajudará mais tarde a identificar os dados que você precisa coletar para tomar essas decisões)

2) Mantenha a pesquisa curta e focada

Curto e focado ajuda tanto na qualidade quanto na quantidade de resposta. É geralmente melhor se concentrar em um único objetivo do que tentar criar uma pesquisa mestre que cubra vários objetivos.

As pesquisas mais curtas geralmente têm taxas de resposta mais altas e menor abandono entre os tomadores de pesquisa. É de natureza humana querer que as coisas sejam rápidas e fáceis - uma vez que um tomador de pesquisa perde o interesse, ele simplesmente abandona a tarefa - deixando-o para determinar como interpretar esse conjunto parcial de dados (ou se deve usar tudo).

Certifique-se de que cada uma de suas perguntas esteja focada em ajudar a atingir seu objetivo declarado. Não faça perguntas 'legais' que não fornecem dados diretamente para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Para ter a certeza de que a pesquisa é curta, é preciso pouco tempo para que algumas pessoas façam a pesquisa. A pesquisa Gallop mostrou que a pesquisa deve demorar 5 minutos ou menos para ser concluída. 6 - 10 minutos é aceitável, mas taxas significativas de abandono ocorrem após 11 minutos.

3) Mantenha as perguntas simples

Certifique-se de que suas perguntas vão direto ao ponto e evite o uso de jargões. Não assuma que seus entrevistados estejam tão à vontade com suas siglas como você está. Tente tornar suas perguntas tão específicas e diretas quanto possível. Compare: Qual tem sido sua experiência trabalhando com nossa equipe de RH? Para: Qual é a sua satisfação com o tempo de resposta de nossa equipe de RH?

4) Usar perguntas fechadas sempre que possível

Perguntas finais fechadas dão aos agrimensores escolhas específicas (por exemplo, Sim ou Não), facilitando a análise dos resultados. As perguntas finais fechadas podem tomar a forma de sim/não, múltipla escolha ou escala de classificação. Perguntas abertas permitem que as pessoas respondam a uma pergunta com suas próprias palavras. Perguntas abertas são grandes perguntas complementares e podem fornecer informações e insights qualitativos úteis. Entretanto, para fins de agrupamento e análise, perguntas fechadas são preferíveis.

5) Mantenha a consistência das perguntas da escala de classificação através da pesquisa

As escalas de classificação são uma ótima maneira de medir e comparar conjuntos de variáveis. Se você optar por usar as escalas de classificação (por exemplo, de 1 a 5), mantenha-a consistente durante toda a pesquisa. Use o mesmo número de pontos na escala e certifique-se de que os significados de alto e baixo permaneçam consistentes durante toda a pesquisa. Além disso, use um número ímpar em sua escala de classificação para facilitar a análise dos dados. Alternar a escala de classificação confundirá os tomadores da pesquisa, o que levará a respostas não confiáveis.

6) Pedido lógico

Certifique-se de que sua pesquisa flua em uma ordem lógica. Comece com uma breve introdução que motive os usuários da pesquisa a completar a pesquisa (por exemplo: "Ajude-nos a melhorar nossos serviços para você. Por favor, responda à breve pesquisa a seguir"). Em seguida, é uma boa idéia partir de perguntas mais amplas e depois passar para aquelas de escopo mais restrito. Geralmente é melhor coletar dados demográficos e fazer quaisquer perguntas sensíveis no final (a menos que você esteja usando estas informações para selecionar os participantes da pesquisa). Se você estiver pedindo informações de contato, coloque essas informações em último lugar.

7) Faça um pré-teste de sua pesquisa

Certifique-se de pré-testar sua pesquisa com alguns membros de seu público-alvo e/ou colegas de trabalho para encontrar falhas e interpretações inesperadas de perguntas.

8) Considere seu público ao enviar convites para pesquisas

As estatísticas recentes mostram as maiores taxas de abertura e clique ocorrem na segunda, sexta-feira e domingo. Além disso, a pesquisa mostrou que a qualidade das respostas à pesquisa não varia de dia de semana para fim de semana. Dito isto, é mais importante considerar seu público. Por exemplo, para pesquisas com funcionários, você deve enviar durante a semana comercial e em um horário que seja adequado ao seu negócio. Se você é uma empresa voltada para as vendas, evite enviar aos funcionários no final do mês, quando eles estiverem tentando fechar o negócio.

9) Considere o envio de vários lembretes

Embora não seja apropriado para todas as pesquisas, o envio de lembretes para aqueles que não responderam anteriormente pode muitas vezes fornecer um impulso significativo nas taxas de resposta.

10) Considere oferecer um incentivo

Dependendo do tipo de pesquisa e do público da pesquisa, oferecer um incentivo é geralmente muito eficaz para melhorar as taxas de resposta. Pessoas como a idéia de obter algo para seu tempo e pesquisa têm mostrado que os incentivos normalmente aumentam as taxas de resposta em 50% em média. Uma ressalva é manter o incentivo em um escopo apropriado. Incentivos excessivamente grandes podem levar a comportamentos indesejáveis, por exemplo, pessoas mentindo sobre demografia a fim de não serem excluídas da pesquisa. Tenha também em mente que um número maior de pequenos incentivos trará uma taxa de resposta maior do que um número menor de grandes incentivos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil