10 Dicas para melhorar as suas pesquisas

dicas - manchete de uma lista

O que é uma boa pesquisa?

Uma boa pesquisa fornece informações claras e accionáveis para as suas decisões empresariais. As boas pesquisas têm taxas de resposta mais elevadas e dados de maior qualidade. Boas pesquisas são fáceis de preencher e não são confusas.

Ao seguir estas regras básicas de boa topografia pode aumentar a taxa de resposta do seu inquérito e melhorar a qualidade dos dados recolhidos:

1) Definir claramente a finalidade da pesquisa

Os objetivos confusos levam a resultados confusos e a última coisa com que você quer acabar é um conjunto de resultados que não oferecem nenhum valor real para a tomada de decisões. Boas pesquisas têm objetivos focados que são facilmente compreendidos. Gaste tempo para identificar objetivos, por escrito parece óbvio, mas temos visto muitas pesquisas onde alguns minutos de planejamento poderiam ter feito a diferença entre receber respostas de qualidade (respostas que são úteis como inputs para as decisões) ou dados não-interpretáveis.

O planejamento antecipado ajuda a garantir que a pesquisa faça as perguntas certas para atingir o objetivo e gerar dados úteis.

Qual é o objetivo desta pesquisa?

  • Porque estás a criar esta pesquisa?
  • O que você espera conseguir com esta pesquisa?

Como você vai usar os dados que está coletando?

  • Que decisões espera influenciar os resultados desta pesquisa? (Isto o ajudará mais tarde a identificar que dados você precisa coletar para tomar essas decisões)

2) Mantenha a pesquisa curta e focada

Curto e focado ajuda tanto na qualidade como na quantidade de resposta. É geralmente melhor focar em um único objetivo do que tentar criar uma pesquisa mestre que cubra vários objetivos.

As pesquisas mais curtas geralmente têm taxas de resposta mais altas e menor abandono entre os participantes da pesquisa. É de natureza humana querer que as coisas sejam rápidas e fáceis - uma vez que um participante da pesquisa perde o interesse, ele simplesmente abandona a tarefa - deixando que você determine como interpretar esse conjunto de dados parcial (ou se deve usar tudo isso).

Certifique-se de que cada uma de suas perguntas está focada em ajudar a atingir seu objetivo declarado. Não coloque perguntas que não fornecem dados diretamente para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Para ter a certeza de que a pesquisa é curta, é preciso tempo para que algumas pessoas façam a pesquisa. A pesquisa Gallop mostrou que a pesquisa deve demorar 5 minutos ou menos para ser concluída. 6 - 10 minutos é aceitável, mas taxas significativas de abandono ocorrem após 11 minutos.

3) Mantenha as perguntas simples

Certifique-se de que suas perguntas vão direto ao ponto e evite o uso de jargões. Não assuma que os seus inquiridores estão tão confortáveis com os seus acrónimos como você. Tente tornar suas perguntas tão específicas e diretas quanto possível. Compare: Qual tem sido a sua experiência de trabalho com a nossa equipa de RH? Para: Qual o seu grau de satisfação com o tempo de resposta da nossa equipa de RH?

4) Use perguntas fechadas sempre que possível.

As perguntas fechadas dão aos topógrafos escolhas específicas (por exemplo, Sim ou Não), tornando mais fácil a análise dos resultados. As perguntas finais fechadas podem assumir a forma de sim/não, de escolha múltipla ou de escala de classificação. As perguntas abertas permitem às pessoas responder a uma pergunta com suas próprias palavras. Perguntas abertas são grandes perguntas complementares e podem fornecer informações e insights qualitativos úteis. No entanto, para fins de agrupamento e análise, perguntas fechadas são preferíveis.

5) Mantenha a consistência das questões da escala de classificação através da pesquisa.

As escalas de classificação são uma ótima maneira de medir e comparar conjuntos de variáveis. Se optar por usar escalas de classificação (por exemplo, de 1 a 5), mantenha-a consistente durante toda a pesquisa. Use o mesmo número de pontos na escala e certifique-se de que os significados de alto e baixo permaneçam consistentes ao longo da pesquisa. Além disso, use um número ímpar na sua escala de classificação para facilitar a análise dos dados. Alternar a escala de classificação confundirá os participantes da pesquisa, o que levará a respostas que não serão confiáveis.

6) Encomenda lógica

Certifique-se de que a sua pesquisa flui em uma ordem lógica. Comece com uma breve introdução que motiva os participantes da pesquisa a concluí-la (por exemplo: "Ajude-nos a melhorar nossos serviços para você. Por favor, responda à seguinte breve pesquisa"). A seguir, é uma boa idéia começar com perguntas mais amplas e depois passar para aquelas de escopo mais restrito. Geralmente, é melhor coletar dados demográficos e fazer qualquer pergunta sensível no final (a menos que esteja usando essas informações para selecionar os participantes do questionário). Se estiver a pedir informações de contacto, coloque essas informações em último lugar.

7) Pré-teste a sua pesquisa

Certifique-se de pré-testar a sua pesquisa com alguns membros do seu público-alvo e/ou colegas de trabalho para encontrar falhas e interpretações de perguntas inesperadas.

8) Considere sua audiência ao enviar os convites para a pesquisa

Estatísticas recentes mostram que as taxas mais altas de abertura e clique ocorrem na segunda, sexta-feira e domingo. Além disso, a pesquisa mostrou que a qualidade das respostas à pesquisa não varia de dia de semana para fim de semana. Dito isto, é mais importante considerar o seu público. Por exemplo, para pesquisas com funcionários, você deve enviar durante a semana de negócios e em um horário adequado ao seu negócio. Se for uma empresa orientada a vendas, evite enviar aos funcionários no final do mês, quando eles estiverem tentando fechar o negócio.

9) Considere o envio de vários lembretes

Embora não seja apropriado para todas as pesquisas, o envio de lembretes para aqueles que não responderam anteriormente pode muitas vezes dar um impulso significativo nas taxas de resposta.

10) Considere oferecer um incentivo

Dependendo do tipo de pesquisa e do público-alvo, oferecer um incentivo é geralmente muito eficaz para melhorar as taxas de resposta. Pessoas como a idéia de obter algo pelo seu tempo e pesquisa tem mostrado que os incentivos normalmente aumentam as taxas de resposta em 50%, em média. Uma ressalva é manter o incentivo em um escopo apropriado. Incentivos excessivamente grandes podem levar a comportamentos indesejáveis, por exemplo, pessoas que mentem sobre demografia para não serem excluídas da pesquisa. Tenha também em mente que um número maior de pequenos incentivos trará uma taxa de resposta maior do que um número menor de grandes incentivos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguês