Estratégias de Comunicação Eficazes para Pequenas Empresas

É imperativo que você trabalhe suas habilidades de comunicação com todas as pessoas relacionadas ao seu negócio de uma maneira estratégica. Sem métodos de comunicação eficazes, os inconvenientes estendem-se a problemas e mal-entendidos que podem ter um sério impacto na reputação da sua empresa.

Aqui está como você pode aperfeiçoar as habilidades de comunicação em seu negócio e garantir que você evita qualquer problema que surja quando há ausência de comunicação ou quando a mensagem não é comunicada corretamente.

Ouça Primeiro

A escuta é o fundamento de qualquer comunicação. Na verdade, uma boa maneira de se tornar um melhor ouvinte é limitar as distrações que pavimentam o seu caminho para uma conversa e que dificultam a absorção total da mensagem que está sendo comunicada. São as pequenas coisas realmente. Feche sua conta de e-mail, coloque seu telefone em silêncio, feche a porta durante uma reunião e veja por si mesmo. Além disso, tente não se distrair com os seus próprios pensamentos; a pessoa à sua frente merece toda a sua atenção.

Preste atenção ao mau feedback

Ignorar o feedback seria uma má jogada, por mais insignificante que possa parecer. Alguém pode ter uma queixa sobre o seu produto ou pode haver um pequeno conflito. O seu trabalho é responder imediatamente. Mesmo que seja apenas uma breve frase, mostre aos seus clientes que está a investigar o assunto para que não os perca e para que eles saibam que está interessado no que eles têm para dizer e que você os leva a sério. Caso contrário, você não terá apenas clientes infelizes, mas também clientes infelizes e zangados. Além disso, para que a sua operação funcione eficazmente, é importante que você tenha linhas de comunicação abertas. Dessa forma você poderá melhorar o seu negócio e atender às demandas do seu mercado alvo. O envio de uma pesquisa ou questionário ocasional aos seus clientes é um método de melhor prática para obter feedback.

Saiba o que dizer

Parte de uma comunicação eficaz é fazer as perguntas certas para obter as respostas que você precisa. Em qualquer conversa há sempre pistas sobre que tipo de perguntas o levará a obter respostas e quais as perguntas que deve evitar. Por exemplo, digamos que você tem um funcionário que está atrasado em relação ao resto da equipe e precisa de motivação. Ao fazer as perguntas certas, você deve ser capaz de ajudar a resolver o problema subjacente, em vez de apenas piorá-lo.

Faça o seu melhor

As reuniões são o exemplo clássico de como perder tempo. No entanto, você pode mudar isso, pelo menos para o seu negócio. Planejar e organizar, isso é fundamental. Crie uma agenda e distribua-a a todos os participantes antes do tempo. A coisa mais importante a fazer é respeitar o tempo de todos e tornar as discussões o mais eficientes possível e transmitir a sua mensagem da forma mais eficaz possível.

Comunicação de duas vias

Comunicação e feedback

A comunicação bidireccional pode ajudá-lo a poupar tempo e garantir que nada é deixado ao acaso. É mais rápido e dá a ambas as partes uma chance de remover qualquer equívoco, certificando-se de que a outra pessoa tenha entendido o que você está tentando dizer.

Se você é um proprietário de negócio interativo, então você provavelmente recebe feedback diariamente. Esta informação é útil e pode ajudá-lo a melhorar e até mesmo a trabalhar numa nova estratégia.

Não espere até que um cliente ou funcionário venha até você com um longo problema de fervura. Seja pró-activo na procura de potenciais dificuldades ou conflitos.

Comentários

  • Communication Effectiveness
    October 24, 2020 a 4:42 pm

    Obrigado pelo excelente conteúdo. Desejo ver ainda mais em breve. Mais uma vez obrigado e continue com o excelente trabalho!

  • Zoe
    March 15, 2022 a 1:15 pm

    Obrigado por partilhar esta informação útil! Espero que continue com o tipo de coisas que está a fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguês