Pergunta de classificação de estrelas (ou sorrisos, corações e polegares)

Nosso último tipo de pergunta, Star Rating, é normalmente usado por revisores para classificar coisas como restaurantes e hotéis, filmes, programas de TV ou, na verdade, qualquer coisa. Um sistema de classificação cinco estrelas é mais comum, com uma estrela sendo a mais baixa e cinco estrelas significando a melhor ou a mais alta qualidade.

Exemplo simples de pergunta de classificação por estrelas

Você pode usar uma pergunta de Star Rating por si só em uma simples pesquisa ou enquete ou como parte de uma coleção maior de perguntas para coletar mais informações dos respondentes.

Tipos de Ícones

Nós lhe oferecemos a capacidade de personalizar vários aspectos da questão. Se você não quiser usar uma estrela ícone para sua pergunta, sinta-se à vontade para usar um sorriso no rosto, coração ou um ícone de polegar para cima.

Todos os 4 tipos de ícones: estrela, coração, sorriso, polegar para cima

Contagem da escala de classificação

Se você prefere usar um ícone de 10 escala de classificação por mais granularidade em vez de nosso padrão 5, você pode fazer isso também. Escolha entre 1 e 10 ícones para sua escala de classificação. Não tenho certeza por que você quereria apenas uma classificação de 1 ícone, mas queremos dar-lhe a possibilidade no caso de alguém realmente precisar!

Cor do Ícone

O cor do ícone é outro aspecto que pode ser mudado de acordo com o conteúdo de seu coração. Clique em uma das 64 cores padrão ou então personalize sua cor a partir de uma combinação de matizes, tonalidades e sombras.

Seletor de cores.  Escolha entre 64 cores padrão ou então faça sua própria combinação.

Rótulos de classificação

A próxima opção que você pode ajustar é a etiquetas de classificação. Se você quiser deixar claro para seus entrevistados, por exemplo, que uma classificação 1 estrela significa mau e uma classificação 5 estrelas significa melhor, então você acrescenta uma etiqueta logo acima dos ícones dizendo isso. Adicione tantas ou poucas etiquetas quantas quiser.

Pergunta de classificação por estrelas com etiquetas de classificação

Opção 'N/A'.

Outra maneira de personalizar sua pergunta de Star Rating é adicionando uma "N/A opção. Isto significa a frase "não aplicável", "não disponível" ou "sem resposta". É utilizada em uma situação em que a pergunta não se aplica ao respondente.

Digamos que você é dono de um hotel e pede a cada visitante que preencha uma pesquisa incluindo a pergunta necessária "O que você achou de nossa comida? Se alguém passasse apenas a noite no hotel, mas nunca comesse nenhuma comida no restaurante, então responderia a esta pergunta com a escolha "N/A".

Pergunta de classificação por estrelas com uma opção N/A opcional

Pesos de avaliação

Normalmente, você classificaria cada resposta com uma escala simples: 1 estrela = 1 ponto, 2 estrelas = 2 pontos, etc. Entretanto, pode haver circunstâncias em que você queira ponderar as coisas de maneira diferente.

Talvez 1 estrela = 0 pontos, 2 estrelas = 5 pontos, 3 estrelas = 10 pontos, por exemplo. Você também pode usar números negativos. Por exemplo, você pode fazer algo como isto: 1 estrela = -2, 2 estrelas = -1, 3 estrelas = 0, 4 estrelas = 1 e 5 estrelas = 2. Estes pesos de classificação são usados na seção de relatórios para dar uma pontuação média ponderada a cada resposta.

Opção de Comentário

Há momentos em que uma resposta com um clique não lhe fornece informações suficientes. Se você quiser dar ao respondente da pesquisa a opção de fornecer contexto adicional à sua resposta, acrescente uma caixa "outro" (ou comentário) à sua pergunta.

Pergunta de classificação por estrelas com uma "outra" caixa de texto

Passos para criar sua própria pergunta de classificação de estrelas

Agora vou acompanhá-lo nas etapas de criação de sua própria pergunta de Classificação de Estrelas.

Primeiro, clique no botão Adicionar Pergunta + e depois clique duas vezes em Star Rating.

Escolha a questão do Star Rating

O próximo passo é entrar no texto da pergunta. Por exemplo, "Como você classificaria a cordialidade de nosso pessoal"?

Em seguida, escolha o ícone. Neste caso, escolhemos a opção "corações".

Decidimos dar aos respondentes a escolha entre 1 e 10 corações.

Finalmente, selecionamos o cor que melhor se encaixa em nossa pergunta e ícone (vermelho). Logo à direita do seletor de cores você pode ver uma prévia do ícone com as opções escolhidas.

Dependendo do tamanho da escala (número de ícones), também podemos fazer o largura das escolhas mais estreitas que o 100% padrão da largura da página. Ao tomar esta decisão, esteja ciente de que isto afeta tanto a visão da pesquisa no desktop quanto a dos dispositivos móveis.

Adicionar uma pergunta de Star Rating

Para descrições sobre a outra opção de pergunta, consulte as breves introduções acima.

Relatório de Classificação de Estrelas

Quando os respondentes começarem a fazer sua pesquisa, você vai querer ver o que eles enviaram. Clique no botão "Relatórios" no topo da página e depois em "Respostas individuais" para rever as escolhas que cada pessoa submeteu.

Clique em Respostas individuais para ver tudo o que um único respondente apresentou

Nesta página mostramos como as pessoas que responderam à sua pesquisa responderam a cada pergunta. Para o tipo de pergunta Star Rating, exibimos o número de ícones clicados e a pontuação associada. Se você não alterou os pesos padrão, então esses dois números serão os mesmos.

Respostas individuais

Resumo dos relatórios

Para ver um resumo das escolhas feitas por todos os respondentes de sua pesquisa até o momento, volte à página de resumo do relatório e clique na seta verde direita no topo da página. Como alternativa, basta escolher uma página específica no menu suspenso.

Abaixo está um exemplo do que você pode ver para uma pergunta de Star Rating. Até agora, nossa pergunta recebeu apenas 4 respostas: 1 classificação de 1 estrela, 1 classificação de 4 estrelas e 2 escolhas não aplicáveis. A média ponderada é calculada pela soma do número de respostas para cada classificação multiplicado pelo peso da respectiva classificação. As seleções 'N/A' são ignoradas.

Resumo do relatório Star Rating - média ponderada

No exemplo acima, isto se revela: (1 * 1 + 1 * 4) / (1 + 1) = 2.5. Esse número é mostrado no gráfico de barras amarelas. Clique no botão suspenso "Média ponderada" no canto superior direito e selecione "Distribuição" para ver graficamente o número de vezes que cada escolha individual foi selecionada. Quaisquer opções que não foram escolhidas são excluídas do gráfico. É por isso que existem apenas 3 barras.

Resumo do relatório Star Rating - distribuição de escolha

Podemos ver o que os respondentes entraram na caixa de texto "Mais alguma coisa?" clicando no link na parte inferior intitulado "Pesquisar as 'outras' respostas".

Para análise adicional dos dados, você também pode clicar no botão "Exportar" no canto superior direito da tela para exportar seus dados de perguntas de Star Rating para os formatos de dados Excel, CSV, ou SPSS.

É isso aí! Esperamos que agora você tenha uma boa idéia de quando e como usar a questão do Star Rating em suas pesquisas. Por favor, informe-nos se você tiver alguma pergunta na seção de comentários abaixo ou simplesmente envie um e-mail para nossa equipe de suporte.

Comentários

  • Alessandra
    June 23, 2023 a 4:37 pm

    É possível utilizar esse modelo de pergunta de classificação de estrelas no corpo do e-mail?

    1. Chris
      September 2, 2023 a 12:03 pm

      Em algumas semanas anunciaremos um novo distribuidor de e-mail que permitirá que você envie pesquisas, incluindo perguntas como esta, para seus contatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil