RTL (da direita para a esquerda) Apoio linguístico

Na língua inglesa, escrevemos (e lemos) da esquerda para a direita, mas existem várias línguas, como o árabe, hebraico, persa e urdu que são escritas na direcção oposta, da direita para a esquerda (ou RTL). Além dos aproximadamente 300 milhões de falantes nativos do árabe (295 milhões) e do hebraico (5 milhões), existem dez línguas principais baseadas no alfabeto árabe, faladas por outros 300 milhões de pessoas. A fim de apoiar todos eles, SurveyRock oferece a capacidade de criar pesquisas em idiomas RTL.

Vou mostrar-lhe os passos necessários para criar uma pesquisa em linguagem RTL, mas é realmente muito simples. É o mesmo que criar qualquer outro tipo de pesquisa, exceto por apenas uma etapa adicional.

Criar pesquisa

A nossa viagem começa no seu Painel de Avaliação. Ou no menu na barra preta em cima ou no botão verde em baixo clique em "+Criar"e depois"...Pesquisa"para criar um a partir do zero ou"Pesquisa do modelo"para usar os nossos muitos modelos de inquérito predefinidos.

Painel de controlo do inquérito.  É possível criar uma pesquisa a partir daqui.

Depois de clicar nesse botão, uma nova janela se abrirá. Digite o nome para o novo questionário, uma descrição e clique em "Envie para“.

Insira o título e a descrição da sua nova pesquisa.  A descrição é necessária quando você compartilha a pesquisa no Twitter ou Facebook.

Agora você chegou ao editor da pesquisa e está pronto para adicionar perguntas ou outros elementos da pesquisa.

Alterar configurações - Escolha RTL

Mas espere! Agora é uma boa altura para completar aquele passo extra que mencionámos anteriormente. Clique no botão "Configurações" no topo e vá para a parte inferior da página.

Clique em Sim para mudar a direção do idioma do questionário para RTL.

Sob o título "Idiomas da direita para a esquerda", clique em "Sim"e depois clique no verde".Salvar configurações"botão". Volte para o editor da pesquisa, clicando em "Editar"...no topo.

Antes de acrescentarmos uma pergunta, porém, vou mudar o título da pesquisa para algo em árabe. Podíamos ter feito isto quando introduzimos o título pela primeira vez, mas esqueci-me. 😳

Peço desculpa antecipadamente a todos os nossos leitores árabes.  Não conheço o idioma e terei de confiar no Google Translate para obter texto para esta pesquisa de exemplo.  

A maneira mais fácil de alterar o título é clicar em "Editar"ao lado do título no topo em verde.

Atualize o título da pesquisa.

Vamos criar uma pesquisa de feedback do seminário, então digite "ندوة استطلاع رأي الحدث" na caixa de título e clique em "Atualização“. Você vai notar que o texto vai automaticamente da direita para a esquerda. A tecnologia não é incrível?!

Adicionar Pergunta

Uma vez que o objectivo deste exercício é simplesmente mostrar-lhe como criar um inquérito RTL, vou adicionar apenas uma questão básica. Vamos perguntar aos participantes da pesquisa qual foi a sua impressão geral sobre o nosso evento. Clique duas vezes no botão "+" para inserir uma pergunta e depois clique duas vezes em "Escala de classificação" para que a adição Pergunta da escala de classificação a janela abre-se.

Criar uma questão de escala de classificação para demonstrar a capacidade do idioma árabe

Na caixa "Pergunta" no topo insira a sua primeira pergunta da pesquisa, por exemplo "بشكل عام عام ، ما مدى رضاك عن ندوتنا". (No geral, como ficou satisfeito com o nosso seminário).

Na caixa de escolhas, digite o que você gostaria de ter no lado direito da pergunta ("localização do local", "alto-falantes").

A seguir vou escolher a opção de escalonamento para esta pergunta. Normalmente eu escolheria algo como "Escala de Likert 5 Opções (Satisfeito -> Insatisfeito)", mas neste momento as escolhas pré-definidas estão todas em inglês. Não há problema nenhum! No menu suspenso simplesmente selecione "User defined..." e na caixa de texto inferior eu posso digitar a tradução árabe dessas 5 opções:

راض جدا
راض
محايد
غير راض
مستاء جدا

Clique em "Adicionar" e você pode ver sua primeira pergunta. Note que todas as opções e título são da direita para a esquerda.

Pergunta em língua árabe com a escrita da direita para a esquerda.

Podemos clicar no botão "Preview" no topo para dar uma primeira olhada na nossa pesquisa simples.

Pré-visualização da pesquisa, mas ainda precisamos alterar a barra de progresso e enviar o texto do botão.

Parece muito bom até agora, mas ainda não está perfeito. O texto "Survey Completed" no topo ainda está em inglês, bem como o botão "Submit" no fundo. Vamos mudar isso agora.

Mudança de Pesquisa Concluída & Texto da Barra de Progresso

Podemos modificar ambas as coisas, voltando à página Configurações do questionário. Clique em "Configurações" na barra de menu no topo e desce até à secção de Navegação. Em "Done/Submit Button Title" e "Progress Bar Title" introduza o texto do botão traduzido. Para a barra de progresso, certifique-se de que o seu texto inclui o espaço reservado a "{X%}". Isto é necessário para mostrar o número percentual de conclusão da pesquisa.

Introduza o botão submeter e os títulos da barra de progresso. Observe como o idioma é mostrado RTL (da direita para a esquerda)

Vá até o final da página e clique em "Salvar configurações" e depois clique em "Pré-visualização"na extrema direita da barra de menu no topo para rever as nossas alterações.

Pré-visualização da pesquisa terminada em árabe em RTL.

Perfeito! É exactamente assim que queremos que seja a nossa pesquisa. O título, o texto da pergunta, o botão e a navegação são todos em árabe e a direção do idioma é da direita para a esquerda. Se você tiver alguma pergunta, por favor nos avise nos comentários abaixo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguês